Viagens do prefeito de Parintins rendem R$ 70 milhões em investimentos ao município

A Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) divulgou dados oficiais sobre as viagens do prefeito de Parintins a outras cidades no Brasil, desde 2017. O esclarecimento da Prefeitura de Parintins se deu em virtude de matérias veiculadas em alguns sites de notícias, no Amazonas, a respeito das diárias recebidas por Frank Bi Garcia, durante agenda de trabalho fora do município, no exercício do terceiro mandato, pautada no atendimento aos interesses públicos.

De 2017 a 2019, as viagens ocorreram com maior frequência às cidades de Manaus, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, nas quais o prefeito tratou de múltiplos assuntos. No primeiro ano, os assuntos tratados em Manaus, Brasília e Rio de Janeiro consistiram na assinatura e liberação de convênios; inadimplência do município herdada do antecessor; novas parcerias para o Festival Folclórico de Parintins; reabertura do terminal hidroviário e do Aeroporto Júlio Belém.

Em 2018, Bi Garcia esteve em Manaus, em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, para a assinatura de convênios, investimentos no aeroporto, novos patrocínios para o Festival Folclórico de Parintins e liberação de recursos. Ano passado, o prefeito voltou aos mesmos destinos para a liberação de emendas destinadas a construção de escolas, melhorias no sistema de saúde e obras de infraestrutura, além da assinatura de novos convênios e articulação para reabertura do porto.

Governo do Amazonas 2

Todas as viagens de Bi Garcia estão amparadas legalmente, por meio de portarias, publicadas no Portal da Transparência, E-contas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) e dos Diários Oficiais. “Parintins saiu de um caos econômico e administrativo, para vivenciar um novo momento, com a chegada de vários investimentos. Convênios importantes, nos governos Federal e Estadual, foram e são assinados. As emendas parlamentares são destinadas ao município de maneira nunca vista”, diz o comunicado.

As viagens do prefeito apresentam resultados, como mais de R$ 70 milhões em investimentos previstos para serem aplicados no município, no ano de 2020, com a geração de oportunidades de trabalho e aquecimento econômico. As diárias pagas aos servidores públicos municipais, quando exercem atribuições do cargo em outra localidade, são amparadas na Lei das Diárias 029/2000. Todo esse procedimento é fiscalizado por técnicos do TCE, por meio de auditorias semestrais realizadas a cada ano nas contas da Prefeitura de Parintins.

A Secom cita os avanços do município, no terceiro mandato de Bi Garcia, como o comércio aquecido, porto reaberto, aeroporto em funcionamento, com a ampliação da estrutura física e operacional, festival folclórico em crescimento, novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) entregues à população, ruas recapeadas, dezenas de escolas, com padrão de qualidade, com construção em andamento, na zona rural. A Secom alerta que ano eleitoral é campo fértil para a disseminação de dúvidas e de fake news e que o trabalho de Bi Garcia incomoda adversários do município de Parintins.

você pode gostar também