Visita de comitiva do Governo do Amazonas a Parintins marca preparativos para o festival 2019

O Governo do Amazonas deu início aos preparativos para a realização do Festival Folclórico de Parintins 2019, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho. A largada foi dada em visita de comitiva técnica do governo a Parintins, nesta segunda-feira (11). De acordo o titular da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Marcos Apolo Muniz, as necessidades são identificadas com antecedência em Parintins para os órgãos envolvidos desenvolverem, com tranquilidade, as ações voltadas à realização do festival em 2019.

Além de Marcos Apolo, acompanharam a visita técnica, o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, representantes do Corpo de Bombeiros, Casa Militar e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Apolo afirmou que o objetivo da visita foi verificar as condições e estrutura do Bumbódromo para definição das prioridades a serem trabalhadas. “Verificamos alguns pontos que precisam ser ajustados. Agora, vamos fazer uma avaliação mais técnica, para elencar as intervenções a serem feitas. O objetivo é que tudo seja realizado de forma ordenada e correta”, ressaltou.

O titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, adiantou alguns problemas que necessitarão de um tratamento mais imediato. Segundo o secretário, infiltrações são bem visíveis em todo o prédio do Bumbódromo, mas, principalmente, nas arquibancadas, permeando toda a estrutura e corroendo a parte metálica. Os banheiros superiores também estão em estado crítico, de acordo com o secretário, precisando ser restaurados.

A parte hidráulica e elétrica também precisará ser recuperada. “Trabalhar com antecedência é importante, para que possamos discutir a melhor solução, definir as prioridades e, naturalmente, fazer a reforma dentro do tempo necessário, seguindo o processo licitatório e todos os trâmites exigidos”, frisou Carlos Henrique Lima.

Os representantes do Governo visitaram todas as áreas do Bumbódromo: arena, arquibancadas, camarotes, posto médico, casa de máquinas, banheiros, cabine dos jurados, elevadores, cabines de acessibilidade (tradução em Libras e audiodescrição), cobertura e as dependências do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, unidade instalada no local. A comitiva também se reuniu com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e também visitou os galpões dos bumbás Caprichoso e Garantido.

Apresentação – Após a visita, o secretário Marcos Apolo Muniz acompanhou a abertura das atividades do Liceu – Unidade de Parintins. Os alunos dos cursos de Coral em Libras e Percussão para Surdos fizeram uma apresentação especial para o grupo. “Estou feliz em poder assistir a essa apresentação e prestigiar o primeiro dia de aula do Liceu, que é peça importante dentro das ações do Governo. A unidade de Parintins é uma referência, pelos resultados que vem alcançando e que nos emociona, dando oportunidade a crianças e jovens que vêm pra cá em busca de um sonho e de conhecimento cultural”, reforçou.

Fotos: Paulo Sicsu

você pode gostar também