Vozes do povo: Parintins celebra 168 anos de fundação

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

O município de Parintins celebra hoje, 15 de outubro, 168 anos de fundação. O município do Amazonas mais conhecido no Brasil e no mundo por sua cultura, em especial, pela arte dos bumbás Caprichoso e Garantido. Vozes dos quatros cantos da cidade parabenizam e celebram esta data, comemorada num período difícil de pandemia do novo coronavírus.

Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, em 1833, foi o primeiro nome dado a ilha encontrada no limite do Amazonas com o Pará. Em 1880, passou a se chamar “Parintins”, homenagem a tribo indígena Parintintin, que habitavam a região. Em 15 de outubro de 1852 foi oficialziada a criação do município de Parintins, celebrada nesta data.

Hoje o site Parintins24hs faz ecoar as vozes de parintinenses, que trazem as parabenizações e o amor a esta terra encantada chamada Parintins. Uma mostra da valorização do povo e da importância emocional que esta terra tem para seus munícipes.

Enfrentando diariamente os riscos e os males que a covid-19 traz para o mundo, a enfermeira Sabrina Azevedo destaca uma Parintins acolhedora que, mesmo passando por momentos difíceis, consegue manter sua hospitalidade. “Parabéns Parintins por ser essa cidade maravilhosa, acolhedora. Onde o povo é hospitaleiro. É a cidade que eu amo”, agradeceu. O educador Fisico, Alex Brandão, também enaltece essa peculiaridade parintinense. Parintins “é terra de gente calorosa, receptiva. O melhor lugar do mundo é na Terra dos Parintintis, Viva a ti, minha amada Ilha”.

Morando a mais de dez anos na Itália, a parintinense Viviane Batalha não esquece a Ilha Tupinambarana. Ela aponta as belezas naturais desta terra. “Quem vê o por do sol de Parintins sempre volta. Parabéns Parintins!”, disse nostálgica. O jovem Endrew Marialva também revela amor especial a essa cidade. “Hoje e aniversário da minha cidade, meu lar e eu deixo aqui minhas homenagens a este lugar que carrega tanta história e tradição. Parabéns Parintins!”, elogiou.

Ao longo do dia inúmeras parabenizações bombardeiam a internet. Fotos, videos e mensagem que destacam as belezas naturais, a simplididade das pessoas, a força e a expressividade da cultura parintinense com destaque para a festa de Caprichoso e Garantido.

Fotos: Júnior Preto

você pode gostar também