Zona rural de Barreirinha recebe investimentos da Prefeitura em saúde, saneamento e educação

A Prefeitura de Barreirinha executou, na sexta-feira, 14 de agosto, a entrega de importantes investimentos na área de saúde ribeirinha e na educação da área rural. As comunidades de Vila Rica e Vila Batista foram contempladas com duas novas escolas climatizadas. A Escola Municipal São José e a Escola Municipal Orlando Pereira, essa com estrutura diferenciada construída em alvenaria, ficam localizadas em uma área que sofre com a subida dos rios anualmente.


Construídas com recursos próprios da Prefeitura de Barreirinha, as escolas foram entregues pelo prefeito Glenio Seixas, com a presença de comunitários, vereadores e equipe de governo. As escolas possuem estrutura com salas de aula, banheiro, cozinha, refeitório e área de serviço. A felicidade dos alunos, professores, servidores e comunitários estava estampada no rosto, por serem locais que ficaram no esquecimento de gestões anteriores.

“É um sonho que se realiza. Há muitos anos esperávamos por essa escola que com certeza vai desenvolver melhor o aprendizado dos filhos de 35 famílias que vivem na nossa comunidade. Muitos já passaram pela administração, mas o prefeito Glenio faz acontecer, ajudando no desenvolvimento das comunidades rurais de Barreirinha. Só temos a agradecer pelas importantes obras”, frisou o presidente da comunidade Vila Rica, Mario Jorge da Silva.

Por ser na comunidades de várzea, a comunidade Vila Batista recebe o educandário construído em cima de laje sustentada por pilares, com estrutura acima do nível da maior enchente registrada no rio Amazonas, pronta a atender cerca de 90 alunos. O prefeito foi recebido com homenagem e aplausos pelos alunos e professores da comunidade em agradecimento pela obra.

“Esse é o quinto projeto de escola de várzea que estamos entregando. Uma escola que atende os alunos do interior com as mesmas oportunidades de uma da capital, uma escola de qualidade e climatizada, no combate também a evasão escolar no nosso município, colocando nossas crianças e jovens em sala de aula”, destacou Glenio a importância do investimento.

Poço artesiano para comunidade de várzea

Na comunidade de Vila Pereira, no Paraná do Ramos, a Prefeitura vai executar a perfuração de um poço artesiano para fornecer água potável para à cerca de 60 famílias. Os equipamentos chegaram no porto da localidade e foram recepcionados por lideranças comunitárias e demais moradores. O prefeito Glenio Seixas, em companhia do secretariado, fez o anúncio oficial dos serviços.

A presidente administrativa, Fátima Valente, demonstra esperançosa e feliz por ver um benefício essencial chegando ao local em que representa. “Povo de Vila Pereira está muito feliz e há muito tempo a gente sonhava com esse poço, por termos passado muitas dificuldades” , comentou.

UBS de Terra Preta do Limão ampliada e revitalizada

Encerrando a agenda de inaugurações na Zona Rural, o Distrito de Terra Preta do Limão ganhou a Unidade Básica de Saúde Neném Andrade Seixas, modernizada e ampliada para atender a comunidade com serviços de saúde. Dentro da nova estrutura da unidade estão alocados setores como: consultório médico, sala de enfermagem, espaço para curativos, farmácia, sala de fisioterapia, consultório odontológico e demais dependências. O investimento aplicado no local eleva a autoestima da comunidade, que além de ganhar estrutura, também pode contar com o aporte pessoal das equipes ampliadas de saúde ribeirinha.

Fotos: Clemente Valente

você pode gostar também