Eclipses Solar e Lunar de 2020

   Alunos  das escolas  públicas  amazonenses encaminharam-nos as seguintes perguntas:

1) Quando serão os próximos eclipses?

2) Os próximos eventos serão visíveis  no Amazonas?

  Muitíssimo obrigado aos alunos pelas perguntas e aos professores que nos encaminharam  as questões. Esta matéria buscará  responder  aos  questionamentos acima.

   Recentemente, dia 02 de julho tivemos  um eclipse solar  e  hoje,  um eclipse  lunar. Em termos de calendário,  16/07/2019 foi o último eclipse lunar deste ano. A propósito,  o próximo  eclipse lunar  semelhante a este acontecerá somente em 27 de julho de 2037. Quanto ao eclipse  solar, ainda temos mais um que acontecerá dia 26 de dezembro de 2019. Porém, não será visível no Brasil.

   Em  2020, teremos  seis (06) eclipses –  dois (02) solares e quatro (04) lunares. A rigor,  um eclipse solar será anular e o outro  será total. Quanto aos quatro eclipses lunares do próximo ano, todos serão  penumbral. A tabela mostra as datas e os tipos de eclipses.

Datas Tipo de eclipse
10-11 de janeiro Eclipse Lunar Penumbral
05-06 de junho Eclipse Lunar Penumbral
21 de junho Eclipse Solar Anular
04-05 de julho Eclipse Lunar Penumbral
29-30 de novembro Eclipse Lunar Penumbral
14 de dezembro Eclipse Solar Total

 

 

Tabela 01:  Datas e tipos de eclipses  em 2020.

 

   Agora, vamos  falar sobre a visibilidade  destes eclipses  no Amazonas. Os dois primeiros eclipses lunares de 2020 não serão visíveis do Amazonas. O eclipse  solar anular  também não será visível para o Amazonas, aliás, este eclipse poderá ser acompanhado somente por  parte da  África, sul do Paquistão, norte da Índia e  China. O eclipse da noite de 04 de julho e madrugada de 05 de julho será visível para todo o Amazonas. Também na madrugada do dia 30 de novembro  todo o estado amazonense poderá acompanhar  o eclipse lunar penumbral. Entretanto, o eclipse solar  de 14 de dezembro  poderá ser acompanhado  por  algumas cidades  amazonenses, por exemplo: Ipixuna-AM.  Para a capital – Manaus – e Parintins,  este eclipse não será visível. Em suma, dos  seis  eclipses de 2020,  apenas dois (02) poderão ser acompanhados por todo o Amazonas e  um (01)  que poderá ser  acompanhado por  alguns municípios amazonenses.  Manaus e Parintins  ficarão apenas com dois eclipses  lunares, ambos penumbral.

   Agora que você já tem  as datas,   prepare os telescópios, lunetas, binóculos  e  boa observação. Se você  tem clube de astronomia amadora em sua escola verifique  a viabilidade  de  fazer a observação  dentro da escola, mas, atenção para o horário. Seria  interessantíssimo a participação  da comunidade estudantil  e  também  de familiares. Se  você não possui um clube de astronomia amadora e/ou não faz parte de algum:  há muitos  clubes  amadores  que  realizam  observações  nos mais diversos  municípios amazonenses – neste caso,  verifique a programação do clube de vossa cidade  e participe!

  Antes de finalizar esta matéria,  o convite da   União Astronómica Internacional (IAU)  ainda  está em aberto. Participe,  nomeie  uma estrela  e um planeta. A data fecha  dia 31 de agosto. O convite é aberto a todos estudantes, professores, escolas, amantes da Astronomia. Mais informações  no link https://parintins24hs.com.br/uniao-astronomica-internacional-uai-convoca-o-brasil-a-nomear-uma-estrela-e-um-planeta/.

 

 

 

você pode gostar também